Segurança da Informação, Hacking, PenTest, malware, analise forense. Um blog para quem acha que segurança importa.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Deixa eu Sair da Festa !!!

Existem alguns termos que eu aprendi somente depois de começar a estudar para a Prova do CISSP, e o livro CISSP All-in-One me ajudou muito nisso.

Dois termos que eu quero comentar vinvulados a segurança Fisica. Fail-Safe e Fail-Secure.

A configuração Fail-Safe siginifica que se houver falha de energia que afete as travas das portas automaticas, as portas ficarão destravadas. Essa é a configuração utilizada nas empresas e predios que se preocupam com segurança durante incendios ou exercicios de abandono de edificio.

Na configuração Fail-Secure, no caso de falta de energia, as portas automaticas ficarão trancadas.

Facil de entender. Agora aos exemplos.

1) Há alguns anos, DURANTE um incendio, em um Supermercado na Russia, o proprietario mandou os seguranças fecharem as portas, pois as pessoas estavam saindo sem pagar. As portas foram fechadas e as pessoas morreram dentro do supermercado ( e tambem não pagaram as compras ). Esse exemplo não está vinculado a tecnologia, mas demonstra bem esses conceitos.

2) Vi um exercicio de abandono de edificio, onde as catracas, estavam operando normalmente, forçando os funcionarios a passar seus crachas para sairem do prédio.
Resultado, todo mundo amontoado nas escadas tentando descer e um monte de gente se espremendo nas catracas. Um trabalho de amadores.

3) Materia do terra de 18/01/2011 - 18:08 - Campus Party Brasil fica no escuro e sem internet - (http://tecnologia.terra.com.br/campus-party/noticias/0,,OI4897155-EI17279,00-Campus+Party+Brasil+fica+no+escuro+e+sem+internet.html)
Notem o texto ... "... As pessoas não conseguem entrar ou sair dos espaços porque as catracas eletrônicas não funcionam."
Se fosse incendio, todo mundo Morto.
Não tenho outras palavras a não ser dizer, faltou o PROFISSIONAL de Segurança.


(inicio update de 21/01/2011 )
Um dos leitores do Blog postou nos comentarios o seguinte texto:

Fernando, não há catracas eletrônicas aqui na Campus Party. O negócio é meio cara-crachá mesmo. Quando saímos, precisamos passar pelos seguranças que possuem um leitor de código de barras. No caso da falta de energia, os campuseiros que não puderam sair foram somente os que estavam portando pcs/notebooks,para evitar possíveis furtos, já que o leitor não estava funcionando. Com certeza, se ocorresse um incêndio nada disso teria acontecido.

Acho que o Pais ja teve muitos Obitos nesse começo de ano, mas pode ser que o evento queira bater outros recordes tambem.

Após as informações prestadas..
1) a Materia do Terra não deixava claro a situação informada.
2) Se fosse incendio, qual seria o comportamento desses seguranças ? Os mesmos foram treinados ?

( ainda acho que faltou o profissional de Segurança )

A lição é a mesma
(fim update de 21/01/2011 )

A

Comentarios finais:
1) Vale a pena ler o livro CISSP All-in-One, independente de voce pretender fazer a prova para a certificação.
2) Independete da tecnologia. A Vida é mais importante.

Agora ... Voce sabe onde fica a saida mais proxima ?
Segurança ! Quem se importa com isso ??

2 comentários:

  1. Ducaralho Nando, voce sabe que meu pai sempre teve empresa de prevenção contra incendios, e isso é algo que ele sempre reforça nas suas palestras... Infelizmente, ninguem segue...

    ResponderExcluir
  2. Fernando, não há catracas eletrônicas aqui na Campus Party. O negócio é meio cara-crachá mesmo. Quando saímos, precisamos passar pelos seguranças que possuem um leitor de código de barras. No caso da falta de energia, os campuseiros que não puderam sair foram somente os que estavam portando pcs/notebooks,para evitar possíveis furtos, já que o leitor não estava funcionando. Com certeza, se ocorresse um incêndio nada disso teria acontecido.

    ResponderExcluir