Segurança da Informação, Hacking, PenTest, malware, analise forense. Um blog para quem acha que segurança importa.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Deveriam os índio se preocupar com a falta de roupa ?


Quando os portugueses chegaram ao Brasil, os índios não usavam roupa e isso para eles era normal. Suas casas (ocas) não tinham portas, e isso era normal. Culturalmente isso (é) era normal e todos acreditavam e respeitavam essa situação. Depois da chegada dos portugueses alguns costumes forma impostos e depois de um tempo, aceitos como normal.
Faria sentido um índio reclamar que alguém viu a porta aberta (de alguma coisa que não tinha porta ?)  

Atendi uma empresa com suspeita de vazamento de informações (externo/hacking). Após a auditoria verificamos que seu perímetro não era o problema, e sim sua rede interna. Sem controles, todos os usuários eram administradores nas maquinas, com acesso ilimitado a dispositivos USB ,  sistemas, bancos de dados e repositórios, também compartilhavam todas as senhas. Até aqui, nada de mais. :-)

Após a análise, recomendações e entrega de relatórios, fui questionado de como os dados dessa empresa seriam tratados por mim. ( nasceu um especialista, preocupado do dia para a noite )

Fiquei imaginando, porque um cidadão que nunca tomou conta de nada me faria uma pergunta dessas... Pensei em todas piadas sobre tomar ou não conta do que é seu.

Para finalizar e evitar problemas apaguei os dados e fragmentei os documentos que estavam em minha posse.


O mundo corporativo é um mundo interessante, pessoas no desespero de se esconder atrás de suas limitações, acabam tentando jogar a culpa em outros, tentando forçadamente mudar os holofotes de lugar.

Segurança importa?  Alguem se importa? 

Um comentário:

  1. Kudos, Nandão. Corrige lá o "OS ÍNDIO".
    Grande abraço

    Carlao

    ResponderExcluir