Segurança da Informação, Hacking, PenTest, malware, analise forense. Um blog para quem acha que segurança importa.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Anti-virus para Video-Game

Quem nunca tentou fazer o download (Baixar) de alguma coisa ( música, programa, jogo ou filme) e receber alguma coisa totalmente diferente ?
Isso é uma constante principalmente para quem usa redes p2p, como torrent ou Emule. Na melhor das situações arquivos corrompidos, na pior, Virus, cavalos de troia ( malwares ), pedofilia e tudo mais de ilegal e imoral que você talvez nem consiga imaginar.
Nesse ano de 2010 na Defcon, foram demonstradas possibilidades de código malicioso para aparelhos de video-games e câmeras digitais.
Isso expande as possibilidades também para televisões, rádios, aparelhos de dvd ( tocadores de mídia ) e tudo o mais que tenha uma porta USB e possa "tocar" ou interpretar algum tipo de arquivo.

Já pensou, ter seu video-game contaminado por algum tipo de Malware ? Como já expliquei acima, isso não é impossível e a chance aumenta a cada dia que passa.

A maioria dos Videogames modernos, possuem possibilidades de updates e alguns jogos somente funcionam se a versão mais nova desses updates estiver instalada.

Imagine a seguinte situação: Você compra ou “baixa” um jogo pirata, e coloca no seu vídeo-game, como você já esta acostumado, você espera a atualização acabar e pronto, você jogas seu jogo perfeitamente.
O que você não sabe é que agora seu videogame não é mais totalmente seu. Mais gente pode acessar seu vídeo game e controlá-lo a distância ( talvez outro pais ), a intenção pode ser das mais variadas, tanto pegar os dados de seu cartão de credito, como utilizar seu equipamento para outros tipos de fraudes e atividades maliciosas. Já que seu vídeo game tem um HardDrive interno, esse harddrive pode até mesmo armazenar ( sem o seu conhecimento ) material ilegal.
Existem várias outras possibilidades, dentre elas, travar o vídeo game, impedindo que você continue jogando.
Será que a fabricante do videogame mantém a garantia no caso de uso de programas piratas ?

Quando você compra um jogo original, a empresa fornecedora/desenvolvedora, tem responsabilidades com seus clientes. Qual a responsabilidade do seu fornecedor de pirataria ?

Como tudo no mundo da segurança, não existe 100%, existem casos de celulares e pendrives que saíram de fabrica já infectados por malware. Nesse caso o fabricante se responsabilizou.

Agora, como evitar ser contaminado por algum código malicioso nas situações apresentadas acima ?
A resposta é simples e está também no texto acima, evitar o uso de PIRATARIA e manter seus produtos atualizados com as ultimas versões de software.

Você tem seu Telefone celular ou vídeo games atualizados com as ultimas versões de software?

Se você não conhece a procedência de uma coisa, como confiar nessa coisa ?
Os valores dos originais baixaram, preço não é mais desculpa.

Agora, se você não se importa com a procedência das músicas, programas, jogos ou filmes que você baixa, vai se importar com segurança ? Eu acho que deveria. !

3 comentários:

  1. Com a tecnologia atual que estão os consoles isso é totalmente possível (se já não existir!).
    Não vamos negar que com jogos a R$200,00 efetuar o download de um jogo e simplesmente colocar no console e começar a diversão é uma tentação...

    Tudo tem o seu preço, segurança também? Vai saber!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom artigo. Estive pensando nisto quando pensei em comprar um Kinect.
    Imagine o problema de privacidade, seu console (que agora tem uma câmera e microfones) infectado por algum malware.
    Agora me pergunto, será que antivírus resolve? Será que este modelo de detecção de malware ainda dá os resultados esperados? Qual o tempo para criação de uma nova vacina? Quantos novos malwares surgem por dia? ..... é pra se pensar...

    ResponderExcluir