Segurança da Informação, Hacking, PenTest, malware, analise forense. Um blog para quem acha que segurança importa.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Hacker vs Cracker

Li recentemente um artigo em um determinado jornal local definindo Hacker como "Pirata Cybernetico" ou "Pirata Informatico", decidi questionar o jornalista responsável sobre tal termo utilizado e recebi uma resposta me informando que o termo estava adequado ao senso comum e era suficiente para o leitor compreender o contexto.

Pergunto: E quando o senso comum falha? E quando a mídia ENSINA errado?

Adequado ao senso comum ou não, eu me sinto na obrigação ética e moral de informar tanto ao leitor comum como aos jornalistas e outros interessados sobre esses termos.

Primeira coisa, a definição desses termos dá confusão.
Por definição, Hacker é alguem que faz móveis com um machado. (Agora voce deve estar se perguntando ... o que isso tem haver com informatica ? Já chego lá.) Quem faz móveis com um machado é um especialista. Assim, o termo Hacker é utilizado para definir um especilista, hoje dá área de informatica. Teoricamente voce pode ter um cozinheiro hacker, um mecanico hacker, etc. Hoje em dia generalizou-se usar hacker para pessoas vinculadas a área de informática.

Cracker, vem de quebrar. Era o termo utilizado para quem "quebrava códigos" ou "crackeava programas" e não existe nada de mais nisso. Eu mesmo "crackeava jogos" com o intuito de colocar "vidas infinitas". Com isso, aprendi muito sobre arquitetura de computadores, linguagems de programação (Assembly), Segurança de Computadores e Software em geral.

Na área de segurança é comum ouvir o termo "Password Cracker", programa desenvolvido para testar (e descobrir) senhas, que assim como muitas outras coisas, pode ser utilizado para o bem ou para o mal.
Em algum momento da história alguém quis separar quem é bom de quem é ruim.
Colocaram Hacker para quem é bom e Cracker para quem faz atividades maliciosas. Tudo errado.

Vale saber que a palavra cracker, não é muito bem vista na comunidade de segurança, pois nos Estados Unidos é tido como uma palavra vinculada a racismo, igual a dizer "branquelo" no Brasil.

Pirata é um marginal, pessoa ou grupo com o intuito de promover saques e pilhagem para obter riquezas e poder.
Pirata é MAU. E o que pirata tem haver com Hacker? Alguém pode me explicar????

Um Hacker pode ser um pirata, porém um hacker tambem pode ser a pessoa que te ajuda quando você mais necessita para evitar que seus dados sejam roubados por piratas reais.

Assim, antes de rotular ou prejulgar, pense novamente, principalmente as pessoas (jornalistas) que têm em suas mãos o poder de INFORMAR.

Como definir quem é bom e quem é mau? Simples, BOM e MAU. Não tente inventar termos ou rótulos, quanto mais simples melhor.


Quem se importa? O Senso comum esta aí mesmo.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente. Como já disse Richard Stallman: "O uso da palavra Hacker para se referir ao violador de segurança é uma conclusão que vem por parte dos meios de comunicação de massa. Nós, hackers, nos recusamos a reconhecer este significado, e continuamos usando a palavra para indicar alguém que ama programar e que gosta de ser hábil e engenhoso."


    Marião

    ResponderExcluir
  2. Perai Fernandão.
    E o termo "Ethical Hacker"? É um pleonasmo então?
    Deveria ser "Ethical Cracker"?
    E a afirmação: "My grandma hacked your website using W3AF" deveria ser "...cracked your website..." ??? Está errada a afirmação do Andrés Riancho?
    Só para polemizar um pouco... hehehe
    Abraço.

    ResponderExcluir